É ma metodologia para fazer uma equipe inteira aprender algo novo. A Teoria U se propõe a ajudar a implementar mudanças e aumentar a produtividade em organizações (que podem ser empresas, governos, escolas etc). Funciona como uma espécie de passo-a-passo, com sete etapas definidas: suspender; redirecionar; deixar ir; estar presente; deixar vir; decretar a lei e incorporar. Todas essas etapas fazem parte de uma jornada com começo, meio e fim, que completa o formato de um “U”, daí o nome. Na primeira ponta da letra, fica o início do processo, em que a equipe precisa começar a entender e questionar o que já pensa e faz, como a organização funciona. Depois vem o aprofundamento, a jornada em direção ao fundo do “U”. Tudo que não é realmente importante deve ser deixado de lado. Nessa etapa, o método pede que a equipe se conecte consigo mesma e com seu trabalho. Cada um deve entender exatamente quem é, e o que faz. “Nesse aprofundamento a gente se liga com a intuição e entende o que de melhor poderia acontecer. Qual é o melhor futuro para aquela situação? É aqui que acontece um insight que vai levar o grupo a querer sair voando e realizar esse futuro”, diz o professor Wilson Nobre, membro do Fórum de Inovação da FGV. Por último, vem a subida, que inclui cristalizar a nova visão e as novas intenções e elaborar protótipos com as novas ideias a serem testadas, de forma parecida com o que acontece no Design Thinking.
Os primeiros passos da Teoria U nasceram na Holanda, com pesquisas sobre pedagogia, no fim dos anos 1960. Quase 30 anos depois, Otto Scharmer, economista americano e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), elaborou uma teoria a partir daquela base que podia ser aplicada a qualquer tipo de organização. Ele explicou a metodologia no livro Teoria U, escrito depois de muitos anos investigando metodologias sobre mudanças (o chamado Change Management), inclusive ao lado do colega de MIT Peter Senge, um dos maiores experts no assunto, autor do livro A Quinta Disciplina. Os dois eram parte de um grupo de estudiosos que adaptou modelos matemáticos para lidar com problemas de organizações. A principal ideia ali era olhar para o todo em vez de dividir as questões em partes isoladas, o chamado pensamento sistêmico.
Scharmer publicou o livro em 2009, mas a base dele vem de uma pesquisa que durou 10 anos no MIT, a partir de 1996, e da qual ele fez parte com os colegas Peter Senge e Joseph Jaworski. Lá, esses pesquisadores desenvolveram um conceito que é central para a teoria U, chamado “presencing” (para muita gente, uma coisa é sinônimo da outra). É uma mistura das palavras “presence” (presença) e “sensing” (sentindo). Segundo o Presencing Institute (fundado por Scharmer), a palavra se refere à “habilidade de sentir e trazer ao presente o melhor futuro potencial de alguém”, que é justamente a competência que o lider deve levar o grupo a desenvolver no meio da jornada “U”.
Fonte: https://projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-teoria-u/
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